Apresentação dos projetos aos Estudantes do ISEC Lisboa - 21 de setembro
Apesar de os trabalhos do projeto terem arrancado em junho, a apresentação pública à comunidade académica aconteceu apenas em setembro, durante o Welcome Day ao ISEC Lisboa. Neste dia dedicado aos alunos, a Presidente do ISEC Lisboa, Professora Doutora Maria Cristina Ventura deu nota dos objetivos de promoção do sucesso e redução do abandono escolar, que deram origem ao projeto 3AS. Este projeto, inserido no Programa Nacional de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior do MCTES, conta com o apoio da Direção Geral de Ensino Superior (DGES).
As fundações do projeto 3AS
O coordenador do projeto 3AS, Professor Doutor Carlos Cabeleira, explicou-nos mais sobre este projecto, começando por referir como surgiu a ideia/necessidade da implementação deste novo compromisso do ISEC Lisboa, em colaboração com o Instituto Europeu de Estudos Superiores. “ A reflexão alargada que levou ao desenho do Plano de Desenvolvimento Estratégico atual (vigente entre 2021 e 2024), apontou o abandono escolar como uma das principais ameaças trazidas pela conjuntura económica e social que o País atravessa. Nessa medida, o ISEC Lisboa assumiu que “fomentar o sucesso escolar e reduzir a taxa de abandono precoce” seria um dos seus objetivos operacionais a quatro anos. Uma equipa de projeto, que integra elementos do ISEC Lisboa e do Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), tem vindo a analisar a tendência de evolução nas taxas de abandono escolar no final do primeiro ano de ingresso no Ensino Superior, bem como as principais causas e estratégias de combate a esses problemas identificados na literatura. Este projeto surgiu precisamente da necessidade de resposta a um problema crescente, que assola os estudantes em Portugal, estudando em detalhe as realidades específicas e aplicando respostas individualizadas aos estudantes que ingressem no ISEC Lisboa e no IEES”.
Os objetivos 3AS
Sobre os principais objectivos, refere-nos: “os principais objetivos são fáceis de transmitir, mas são muito desafiantes: reduzir o abandono escolar por parte dos alunos que chegam ao Ensino Superior, ao mesmo tempo que melhoram o seu desempenho académico (ECTS concluídos no primeiro ano do curso). A maior parte de nós associa a frequência do Ensino Superior a uma das fases da vida mais marcantes, não apenas do ponto de vista da preparação para uma carreira profissional, mas também do ponto de vista social e da construção da identidade individual. Esperamos e queremos que isso seja uma experiência francamente positiva. Mas não podemos ignorar situações de risco, ou problemas de naturezas diversas. A multiplicidade de contextos sociais, económicos, familiares, geográficos a que muitos estudantes do ensino superior são submetidos – como é o caso dos estudantes deslocados, dos estudantes sem rede social de apoio – são geradoras de situações de instabilidade pessoal nem sempre fáceis de gerir. Estes estudantes, ao conjugarem estas particularidades com a natural pressão a que o ensino superior os sujeita, em resultado da sua normal atividade letiva, entram num período complexo e muito desafiador das suas vidas. O projeto visa sinalizar essas diferentes causas de pressão”, explica ainda.
“Em resumo, o projeto visa reforçar os mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes, acompanhando com maior proximidade os casos com maior índice de risco de abandono, promovendo o sucesso académico, através de uma melhor sinalização, acompanhamento e resposta adequada a cada causa de potencial insucesso ou abandono”.
As etapas do projeto
O ISEC Lisboa e o IEES desenharam um projeto assente em 3 atividades principais (A), que se centram numa abordagem individualizada aos percursos de ingresso no Ensino Superior. Essas respostas centradas no estudante, intensivas em conhecimento sobre os processos individuais dos estudantes de primeiro ano, suportam-se no desenho de indicadores preditivos para o abandono escolar e no desenvolvimento de uma plataforma de sinalização e acompanhamento. A partir destes elementos serão definidas e implementadas metodologias de intervenção para mitigação de riscos de abandono. Essas soluções de promoção do sucesso dos estudantes incidirão sobretudo em áreas como a tutoria, a mentoria, suportadas por ferramenta digital de suporte à seleção e atribuição, bem como o desenho à medida de soluções pedagógicas inovadoras – com um papel central desempenhado por docentes que farão a ligação das turmas aos serviços de suporte em cada problemática detetada. Concomitantemente, será dada uma especial atenção a aspetos como o compliance com as regras estabelecidas para os ciclos de estudo, os regimes legais em vigor e os sistemas de garantia de qualidade – de forma articulada com os órgãos colegiais das duas Instituições.
Próximos passos
Neste processo, foi já fundamental o envolvimento dos estudantes, nomeadamente na resposta a um inquérito que permite à equipa 3AS conhecer hoje em maior detalhe as realidades pessoais e familiares dos estudantes que acabam de chegar ao Ensino Superior. Lidamos com temas muito sensíveis e reservados, na medida em que abordamos questões pessoais, que tipicamente não revelamos às instituições a que pertencemos. Essa recolha foi feita em novembro, e suporta um diagnóstico em curso, que servirá de suporte às medidas que estamos a desenhar com os docentes, funcionários, mas também os restantes colegas estudantes. Até final de 2024 deveremos ser capazes de atingir resultados de redução de abandono dos nossos “caloiros” e ajudar estes novos estudantes a atingir todo o seu potencial. Para já, é importante que estejam conscientes de que estamos cá para os apoiar nesse processo.